Publicitário leva espetáculos musicais para a internet

Júlia Zaremba

Transportar o teatro musical dos palcos para as mídias digitais é a missão do projeto Circuito Off Multiplataformas, criado pelo publicitário paulistano Álvaro Real, 32, da produtora Bravart Entretenimento.

O “Off” vem de “Off-Broadway”, já que a proposta central da empresa é investir em versões brasileiras de espetáculos que tiveram origem (ou ainda estão) no circuito alternativo de Nova Iorque, tanto digitais quanto ao vivo.

Mas como levar a experiência do teatro para a tela do computador? Uma das ideias de Real foi convidar artistas brasileiros de musicais para cantar e encenar trechos de peças em um estúdio de gravação.

As cenas foram adaptadas para a internet pelo dramaturgo Flavio Moraes e pelo versionista Rafael Oliveira.

Disponível no Youtube, a primeira temporada de performances teve 14 episódios, incluindo cenas de montagens como “Anything Goes”, “Spring Awakening” e “A Chorus Line”.

“Não podemos mais pensar na produção de conteúdo teatral sem considerar plataformas digitais, que ajudam a democratizar o acesso a espetáculos”, afirma. “Estamos testando formas de fazer isso sem que a essência da peça seja perdida”.

A segunda temporada de gravações, que vai estrear em 2017, será um pouco diferente, segundo Real. A proposta é transmitir na internet um espetáculo musical inteiro do circuito off-Broadway, dividido em episódios, com direito a plateia no estúdio.

Na lista de planos para 2017, consta também a produção um musical brasileiro com canções e dramaturgia originais, que também será transmitido de forma digital.

Os atores Daniel Cabral e Álvaro Real, da Bravart Entretenimento
Os atores Daniel Cabral e Álvaro Real, da Bravart Entretenimento

Tudo isso sem abrir mão de espetáculos ao vivo, claro. Duas montagens oriundas do circuito alternativo de Nova Iorque estão sendo produzidas pela Bravart: “Tick Tick Boom” e “I Love You, You’re Perfect, Now Change” –que devem ser exibidas, inclusive, em salas de cinema do país.

“A experiência de assistir a peças de teatro ao vivo é única, e estimula os espectadores a querer consumir ainda mais conteúdos, inclusive na internet”, afirma.


Clique aqui para receber as novidades do blog por e-mail.

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para musicaisemcena.folha@gmail.com

Siga também a página pelo Instagram @musicaisemcena