‘Moana mostra que as mulheres não precisam de um príncipe’, diz dubladora
Três semanas após a estreia, a nova animação musical da Disney, “Moana: um Mar de Aventuras”, já é um sucesso entre os brasileiros: foi o filme mais assistido no país no último fim de semana, segundo a empresa de pesquisa de mercado comScore.
A trilha sonora é um dos pontos altos do longa e já caiu no gosto do público. Mas talvez nem todos estejam familiarizados com a dona da voz por trás da protagonista e da canção “chiclete” “Saber Quem Sou”: a atriz paulistana Any Gabrielly, 14.
“Eu gosto da independência que a Moana traz. Ela mostra que as mulheres são fortes sozinhas e que não precisam de um príncipe para conseguir as coisas”, afirma ela.
O longa conta a história de uma jovem de uma tribo no Pacífico que embarca em uma jornada pelo oceano para salvar a sua comunidade, enfrentando toda sorte de adversidades. Um sinal de que a era das mocinhas frágeis e indefesas está ficando para trás.
A animação marcou a estreia da adolescente no mundo da dublagem, mas Gabrielly está longe de ser uma novata: em seu currículo, estão os musicais “O Rei Leão” (2013), onde interpretou a personagem Nala, e “Menino Maluquinho” (2014), além da participação em uma série infantil.
“No teatro musical, você tem um corpo e um rosto. Na dublagem, você só tem a voz, então tem que colocar mais intenção, mais força”, diz ela, que começou a cantar aos seis anos.
Haja força. “Há cenas em que Moana se descabela, e eu me descabelava no estúdio também. Adorava isso, podia realmente me soltar durante as gravações. No fim, eu via o diretor rindo, e sabia que tinha ido bem”, conta ela, que concorreu com outras duas meninas para o papel, todas indicadas.
As gravações duraram cerca de dois meses. E, por incrível que pareça, Gabrielly não sabia quase nada sobre a personagem antes de dublar. “Só sabia que o nome do filme era Moana. Entender quem era a personagem e transmitir isso por meio da voz foi um dos maiores desafios”, relembra.
A adolescente agora se prepara para uma série de televisão e planeja fazer outros trabalhos com a Disney –mas não revelou quais.
Curiosidades sobre o filme
- Moana é o 56° filme de animação da Walt Disney Animation Studios
- A história é inspirada nas histórias do povo e das culturas da Oceania. Acredita-se que, três mil anos atrás, viajantes polinésios, grandes navegadores, cruzaram o Pacífico e descobriram milhares de ilhas
- As músicas da animação foram compostas por Lin-Manuel Miranda (vencedor de várias estatuetas no Tony Awards de 2016 pelo musical sensação da Broadway “Hamilton”), Mark Mancina (de “Tarzan” e “O Rei Leão”) e Opetaia Foaʻi (da banda neozelandesa “Te Vaka”)
- Além de Any Gabrielly, os veteranos de musicais Saulo Vasconcelos (de “O Fantasma da Ópera” e “A Noviça Rebelde” e Mariana Elisabetsky (de “O Mágico de Oz” e “Mudança de Hábito”) também fazem parte do time de dubladores brasileiros
- Nos Estados Unidos, a atriz Auli’i Cravalho, 16, foi a escolhida para dublar a personagem. O ator Dwayne Johnson (conhecido como “The Rock”) e a cantora Nicole Scherzinger também estão no elenco original
- Os diretores, John Musker e Ron Clements, também dirigiram “A Pequena Sereia”, “Aladdin” e “A Princesa e o Sapo
- Antes de criar a animação, a equipe de produção do filme viajou para Fiji, Samoa, Taiti e Nova Zelândia
Clique aqui para receber as novidades do blog por e-mail.
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para musicaisemcena.folha@gmail.com
Siga também a página pelo Instagram @musicaisemcena