Veja destaques do Tony Awards, que será realizado neste domingo

Por Júlia Zaremba

A 71ª edição do Tony Awards, maior prêmio do teatro norte-americano, será realizada na noite deste domingo (11) em Nova York.

Três musicais lideram as indicações: “Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” (12 categorias), o revival de “Hello, Dolly” (dez) e “Dear Evan Hansen” (nove).

Na edição de 2016, “Hamilton” bateu um recorde histórico com 16 indicações ao Tony. Venceu em 11 categorias, incluindo de melhor musical.

A apresentação da cerimônia ficará a cargo do ator Kevin Spacey, que interpreta o político Frank Underwood na série de televisão “House of Cards”. Ele venceu o Tony de melhor ator coadjuvante em 1991 por sua performance na peça “Lost in Yonkers” (“Proibido Amar”) e vai conduzir o prêmio pela primeira vez.

Aqui no Brasil, infelizmente, a premiação não será transmitida pela televisão –o único canal na América Latina que mostrará o evento será o Film&Arts, que não existe mais no país. A boa notícia é que ela será disponibilizada no site da CBS na segunda (12), segundo a organização do Tony Awards.

O tapete vermelho e os bastidores do evento, por outro lado, poderão ser acompanhados pelo Instagram (TheTonyAwards), Facebook (facebook.com/TheTonyAwards), Twitter (@TheTonyAwards) e Snapchat.

Veja, a seguir, os destaques da premiação, promovida pela American Theatre Wing e pela The Broadway League.

Melhor musical

Na categoria de melhor musical, concorrem “Come From Away”, “Dear Evan Hansen”, “Groundhog Day” e “Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812”.

O musical “Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” lidera o prêmio com 12 indicações. Protagonizado por Josh Groban, é inspirado no romance “Guerra e Paz”, do escritor russo Leon Tolstoi.

Em segundo lugar, está “Dear Evan Hansen”, indicado em nove categorias. Conta a trajetória e os percalços de um adolescente com transtorno de ansiedade durante o ensino médio. Após a morte de um colega de classe, que o coloca em meio a uma polêmica, ele se vê diante da possibilidade de mudar de vida.

Cena de “Dear Evan Hansen”

Com sete indicações, “Groundhog Day”, é inspirado no filme homônimo de 1993 (“Feitiço do Tempo”), que popularizou o Dia da Marmota. O enredo gira em torno de um egocêntrico repórter de televisão que vai cobrir a data festiva, mas acaba preso no tempo e condenado a reviver o mesmo dia até que reveja suas atitudes.

“Come From Away” também foi indicado em sete categorias. O musical é baseado na história dos 6.579 passageiros de vários países que tiveram de aterrissar na vila canadense de Gander, na ilha de Newfoundland, após o espaço aéreo dos Estados Unidos ter sido fechado por causa dos ataques de 11 de setembro.

Depois de passar 24 horas nos aviões, foram acolhidos pelos moradores da pequena ilha, que viu a sua população quase dobrar. A história também foi tema de um documentário da NBC News, de 2010, intitulado “Operation Yellow Ribbon”. O musical é um dos favoritos ao prêmio.

Cena de “Groundhog Day”

Mais categorias

Os musicais concorrem, no total, em 14 categorias do Tony. Veja, abaixo, os indicados das principais.

Melhor livro de musical

“Come From Away” (Irene Sankoff and David Hein)
“Dear Evan Hansen” (Steven Levenson)
“Groundhog Day” (Danny Rubin)
“Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” (Dave Malloy)

Melhor trilha original para teatro

“Come From Away” (Irene Sankoff and David Hein)
“Dear Evan Hansen” (Benj Pasek & Justin Paul)
“Groundhog Day The Musical” (Tim Minchin)
“Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” (Dave Malloy)

Melhor revival de musical

“Hello, Dolly!”
“Falsettos”
“Miss Saigon”

Cena de “Miss Saigon”

Melhor atriz em um musical

Denée Benton (“Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812”)
Christine Ebersole (“War Paint”)
Patti LuPone (“War Paint”)
Bette Midler (“Hello, Dolly!”)
Eva Noblezada (“Miss Saigon”)

Melhor ator em um musical

Christian Borle (“Falsettos”)
Josh Groban (“Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812”)
Andy Karl (“Groundhog Day”)
David Hyde Pierce (“Hello, Dolly!”)
Ben Platt (“Dear Evan Hansen”)

Apresentações

Como não poderia deixar de ser, as premiações serão entremeadas por vários números musicais.

Haverá apresentações de “Bandstand”, “Come From Away”, “Dear Evan Hansen”, “Falsettos”, “Groundhog Day”, “Hello, Dolly”, “Miss Saigon”, “Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” e “War Paint”.

Cynthia Erivo e Leslie Odom Jr.

Cynthia Erivo e Leslie Odom Jr. –vencedores do Tony Award de melhor atriz e melhor ator em musical no ano passado, respectivamente, por “The Colour Purple” e “Hamilton”– também irão se apresentar no show.

Um time de peso formado por mais de 30 atores, atrizes e cantores como Orlando Bloom, Glenn Close, Anna Kendrick e Lin-Manuel Miranda (“Hamilton”) e John Legend irão participar da cerimônia.


Clique aqui para receber as novidades do blog por e-mail.

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para musicaisemcena.folha@gmail.com

Siga também a página pelo Facebook e pelo Instagram @musicaisemcena