Canções dos Paralamas do Sucesso ganharão novos arranjos em musical

Por Júlia Zaremba

Canções da banda Paralamas do Sucesso serão transformadas em números teatrais no musical “Paralamas em Cena”, com estreia prevista para 6 de setembro no teatro Folha, em Higienópolis (região central de São Paulo).

“Há muitas músicas brasileiras interessantes, mas nem sempre as pessoas se dão conta do que as letras estão dizendo, apesar de as cantarem de cor”, diz Isser Korik, diretor da montagem. “Vamos trabalhar em cima das composições para transmitir seu conteúdo ao público.”

O musical faz parte do projeto MPB em Cena, da produtora Conteúdo Teatral, que teve início com “Ivan Lins em Cena”, em 2014.

Seguindo os moldes do antecessor, o espetáculo não será biográfico ou terá uma sequência narrativa. Ele será constituído por 15 números independentes entre si, cada um baseado em uma canção ou em um pot-pourri.

Mas nem por isso perderá o sentido. “Quando transmitimos as músicas em conjunto, o clima das décadas em que foram tocadas é relembrado”, afirma ele. “Meu Erro”, “Óculos” e “Lanterna dos Afogados” estão garantidos no repertório.


Uma equipe de 15 músicos e compositores foi convidada para criar novos arranjos às canções da banda de rock –cada um ficará encarregado de uma. Entre eles, estão Andréa Abujamra, Jair Oliveira, Pedro Paulo Bogossian e o próprio Ivan Lins.

Ainda não se sabe quem fará parte do elenco. A boa notícia para quem ainda não conseguiu ingressar no meio dos musicais é que haverá espaço para novos talentos.

Quatro atores da montagem serão selecionados durante uma oficina de teatro musical promovida pela Conteúdo Teatral, que será realizada entre 5 de junho e 30 de agosto em São Paulo. A diretora Fezu Duarte, o diretor musical Paulo Nogueira e a coreógrafa Vanessa Guillen serão os professores. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto.

“Durante uma audição, o diretor nem sempre conseguirá escolher os melhores candidatos, já que o nervosismo pode atrapalhar alguns deles. Em uma oficina com duração de alguns meses, dá tempo de conhecer bem os atores e saber quais serão mais adequados ao espetáculo”, observa Korik.

Depois de Ivan Lins e Paralamas do Sucesso, quem será o próximo da lista do MPB em Cena? “Não planejamos com antecedência, mas temos alguns candidatos. Gostaria muito de fazer uma peça com músicas do Zeca Baleiro, por exemplo”, afirma o diretor.


Clique aqui para receber as novidades do blog por e-mail.

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para musicaisemcena.folha@gmail.com

Siga também a página pelo Facebook e pelo Instagram @musicaisemcena